O chamado de um virtuoso
O capítulo nove do primeiro livro de Samuel inicia com a apresentação do jovem Saul, dizendo: “Um belo jovem… nenhum outro havia entre os filhos de Israel mais bonito do que ele”.
E não era apenas aparência, mas observe pela história contada que é muito fácil apontarmos rapidamente as virtudes do rapaz, veja:
Um rapaz responsável – “Filho, chama um dos criados e vai à procura das jumentas desgarradas” (1Sm 9.3). Era um trabalho que demandava responsabilidade, se não, iria apenas um criado.
Um rapaz comprometido – “e mesmo com todo esse esforço não as acharam” (vs 4). Apenas um rapaz comprometido se esforçaria desse jeito.
Um rapaz empático – “Vamos volta! Caso contrário meu pai deixará de pensar nas jumentas e começará a se preocupar conosco”.
Um rapaz respeitoso com as coisas de Deus – “Se formos, que ofereceremos ao homem?”. Demonstrando preocupação em não aparecer de mãos vazias diante.
Um rapaz respeitado – O seu criado estava preocupado em que Saul (seu chefe) cumprisse a missão, foi ele que deu a ideia de visitar o vidente.
Um rapaz prudente – encontraram algumas jovens que estavam saindo para buscar água e indagaram a elas (vs 11).
Um rasgo na história de Saul
O que Saul queria eram respostas para coisas “simples e corriqueiras” que naquele momento poderia acontecer a qualquer pessoa daquela época, e Deus utilizou essas coisas para levar Saul até o profeta.
O que são as coisas simples e corriqueiras de hoje? Quais são as jumentas que se extraviaram da sua vida?
Um casamento em colapso? Os filhos que estão se extraviando? A perda de um ente querido ou de uma situação que está doendo muito? Alguma coisa que se tornou uma doença psicossomática? Um estado de ansiedade, depressão, síndrome do pânico? Uma situação tão frustrante que está te impulsionando para dar fim à tua vida?
A única coisa que você quer é solucionar este problemas, dar fim à sua dor e retornar à sua vida normal.
Mas, ao encontrar o profeta tudo mudou.
“Quando iam atravessando a porta, Samuel saía em sua direção a caminho do altar do monte” (1Sm 9.14).
Enquanto Saul ainda estava procurando o profeta (que estava e sua frente), Deus já havia colocado a solução na boca do profeta e autorizado a entrega de uma nova história para Saul, veja:
“Ao que Samuel Respondeu a Saul: ‘Sou eu o vidente. Sobe diante de mim ao lugar alto onde está o altar, pois hoje comereis comigo. Amanhã, ao raiar do dia, eu te esclarecerei tudo quanto hoje preocupa o teu coração! Quanto às jumentas que se extraviaram de tuas mãos já há três dias, não te aflijas por elas; eis que já foram encontradas. E a quem pertence tudo o que é precioso em Israel, senão a ti e a toda família de teu pai?'” (I Samuel 9.19-20).
Deus, neste momento, estava fazendo um rasgo na vida de Saul, nunca mais a sua vida seria a mesma.
Da mesma forma, Deus quer fazer um rasgo na sua vida e iniciar ma nova história em você. Ele quer inaugurar uma vida de autoridade e bençãos.
Quero te convidar a meditar um pouco sobre este acontecimento na vida de Saul e se Deus pode fazer o mesmo na sua vida. Se você acha que não consegue sozinho, eu gostaria de te ajudar, clique aqui e conheça o nosso projeto de ajuda.
Deus te abençoe.